Conheça nossa cidade: O Aterro do Flamengo – Vivo Rio e MAM em local privilegiado

Inaugurado em 1965, o Aterro do Flamengo, cujo nome oficial é Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, é uma área de lazer de 1.200.000m² que se estende do Aeroporto Santos Dumont à Enseada de Botafogo, e onde fica o Vivo Rio e o Museu de Arte Moderna (MAM), locais que receberão o XXII Enbra e o VIII Congresso Mundial de Administração.


Também faz parte do parque o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá, o Museu Carmem Miranda e duas praias, Glória e Flamengo. Nas dependências do Aterro estão ainda dezenas de campos de futebol society, quadras de tênis, um teatro de marionetes, ciclovia, pistas de skate, área para aeromodelismo, aparelhos de ginástica e outros itens de esporte e lazer.

Outro grande atrativo do Parque do Flamengo é seu projeto paisagístico, criado por Burle Marx, que conta com mais de 11 mil árvores de 190 espécies nativas e algumas exóticas, como palmeira-triângulo e rabo-de-peixe.

Curiosidades:

- O Morro de Santo Antônio foi desmanchado à jatos d’água para a feitura do aterro;
- A mesma draga que abriu o Canal do Panamá foi responsável pela colocação da areia na Praia do Flamengo;
- Dentre as palmeiras que compõem o Aterro do Flamengo, existem algumas espécies raras que florescem apenas uma vez e morrem;
- Aos domingos, as duas vias para carros que margeiam o parque são fechadas para o público e recebem milhares de frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário